Pi Santander PRONTO 1
Sustentabilidade empresarial e Dimensões da Gestão de RH: Práticas do desenvolvimento econômico e social
Ediane Dias Pereira (UNIJORGE)1
Luciana Janaina Magalhães (UNIJORGE)
Ronaiza dos Santos Alves (UNIJORGE)
Orientadora: Suzana Franco Dórea2
Resumo
A sustentabilidade empresarial tornou-se um diferencial competitivo e adequar-se a essa ideia é uma tendência cada vez mais presente nas grandes e pequenas empresas, sendo assim é necessário que o setor de Recursos Humanos esteja atento às mudanças, e de forma estratégica contribua para o desenvolvimento do seu capital humano, com atitudes sustentáveis que agreguem valor a empresa. A pesquisa desenvolvida foi elaborada com o intuito de responder a seguinte problemática: A gestão de Recursos Humanos é compatível com o discurso da sustentabilidade? Para responder a esse problema tem-se como objetivo geral analisar a Gestão de Recursos
Humanos de uma determinada empresa sob o ponto de vista da sustentabilidade. Com os objetivos específicos buscamos analisar como é possível inserir atitudes sustentáveis nas rotinas trabalhistas, verificar como a sustentabilidade contribui para a redução de custos, investigar de qual forma a legislação ambiental está inserida nas empresas e analisar a necessidade da criação e implantação de projetos sustentáveis.
A metodologia utilizada nessa pesquisa foi o estudo de caso com o Banco Santander, que é o terceiro maior banco privado do Brasil, referencia nacional e mundial no quesito desenvolvimento sustentável. Foram utilizados como instrumento de levantamento de dados roteiros de entrevistas semi- estruturadas elaborada pela equipe e aplicada a um dos gerentes, visitas técnicas em algumas agências, consultas a informes oficiais, além de pesquisas na web site da empresa. Os dados foram filtrados e analisados, e somente após esse processo foram introduzidos na pesquisa. Dessa forma conclui-se que a Sustentabilidade se faz presente em todos os aspectos da empresa em estudo.
Palavras-