PI 2
Ética é que o conjunto de valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade. As organizações seguem os padrões éticos sociais, porém criam suas próprias regras para o bom andamento dos processos de trabalho, e alcance de metas e objetivos.
Por mais liberal que seja o seu ambiente de trabalho, existem normas comportamentais que devem ser levadas em consideração. O competitivo mercado faz com que pequenas atitudes se tornem grandes e perceptivas, exigindo dos profissionais ética e etiqueta em todas as suas ações.
Não é a toa que as empresas têm considerado não somente a formação acadêmica e a capacitação no momento da seleção, como também o comportamento dos funcionários. Para o seu bom funcionamento é importante que os indivíduos se demonstrem dentro da realidade corporativa de maneira educada, gentil, respeitosa e com bom senso. Isso facilita o relacionamento e a convivência dentro da empresa, além de repercutir em bons números e resultados.
O profissional ético é, naturalmente, admirado, pois o respeito pelos colegas e pelos clientes é o que dá destaque a esse colaborador.
A ética seria uma espécie de filtro que não permite a passagem da fofoca, da mentira, do desejo de prejudicar um colaborador, entre outros aspectos negativos. E é necessário ressaltar que os líderes são profissionais éticos, ou devem ser, para desenvolver as competências do cargo com êxito. Por isso, os que optam pela ética preferem oferecer feedbacks, em vez de deixar o ambiente de trabalho desarmônico, e são honestos quanto às próprias condições, ou seja: não inventam mentiras para se ausentar das falhas.
Abaixo encontramos dicas de ética e etiqueta para o ambiente de trabalho:
Responda a todos os e-mails que lhe forem enviados nem que seja para dizer “desculpe, estou sem tempo para responder agora”. Evite enviar mensagens desnecessárias, avalie se aquele conteúdo é realmente importante para cada pessoa em cópia.
Utilize o