Controle Gerencial Divisionalizão

849 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
LUIZ GUSTAVO ALVES DOS SANTOS

DIVISIONALIZAÇÃO

Goiânia
2015
Luiz Gustavo Alves dos Santos

DIVISIONALIZAÇÃO

Trabalho solicitado pelo Professor Júlio Orestes como parte da nota para aprovação na disciplina de Controle Gerencial em Empresas familiares.

GOIÂNIA
2015
1. O CONCEITO DE DIVISIONALIZAÇÃO
A Estrutura Divisionalizada é um tipo de estrutura organizacional e consiste na utilização de critérios de unidades autónomas ou divisões para a divisão do trabalho. Cada uma destas divisões corresponde a uma unidade autónoma na política a seguir para atingir os objetivos fixados pela Direção Geral, possuindo um mercado próprio a explorar e os meios necessários para essa exploração. Este tipo de estrutura é caracterizado ainda pela existência uma Direção Geral (que orienta as políticas de longo prazo de todo o conjunto e assegura o controle de gestão e arbitra os conflitos) e um Staff Central (que estuda projetos a longo prazo, aperfeiçoa métodos de controle de gestão e recolhe informações diversas para apresentação à Direção Geral e às Divisões).
A estrutura divisionalizada é usada frequentemente em organizações que possuem diversas delegações (unidades fabris ou outras) afastadas geograficamente. Nestes casos, cada divisão corresponde a uma das delegações da organização.
Uma das variantes da estrutura por divisão é a organização por projetos, a qual é geralmente aplicada quando as tarefas desempenhadas exigem elevados conhecimentos técnicos e/ou capacidade criativa (como são os casos da auditoria, consultoria, publicidade, entre outros) ou quando a produção é unitária (o inverso da produção standard ou em série). Aqui, cada divisão corresponde a um projeto específico; cada um desses projetos possui os equipamentos e meios (incluindo pessoal especializado) necessários para a execução do projeto.
Outra possibilidade da estrutura divisionalizada é a divisão por tipo de cliente, a qual permite uma melhor

Relacionados