phytomonas
As espécies de Trypanosomatidae denominados de fitomonas são parasitas de diversas espécies de plantas, causando assim grandes danos às espécies de interesse econômico. Este tipo de parasita é transmitido por insetos da ordem hemíptera, que são fitófagos e transmitem a doença ao se alimentar.
Segundo BREGANÓ (2003) dentre as plantas afetadas pelo Phytomonas estão o café, mandioca, coqueiros e palmeiras que são produtoras de óleo. Muitas das plantas infectadas estão presentes em regiões de clima quente, local em que há grande quantidade de insetos infectados, tornando-se vetores e disseminando a doença rapidamente nas plantações.
É importante o estudo deste parasita para reduzir as perdas com as plantas afetadas. Diante disto, com a evolução das pesquisas visando principalmente buscar controladores biológicos para combater o parasita de forma eficaz e tendo a sensibilidade de não causar danos ao meio ambiente. 2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O tripanossomatideo de plantas Phytomonas spp. , é prejudicial a diversos tipos de culturas de interesse econômico. Este é um parasita heteroxênico isto é, em seu ciclo biológico apresenta um hospedeiro invertebrado, inseto fitófago, e um vegetal, sendo que em seu desenvolvimento apresenta apenas formas promastigotas em seu desenvolvimento (CAMARGO, 1998).
Os percevejos vetores são da família Pentatomidae, ordem Hemíptera. Os insetos ao se alimentarem de plantas infectadas com o protozoário adquirem o parasita, e este atravessa a parede intestinal, alcançando a hemolinfa e a usam para chegar ate as glândulas salivares. Quando o inseto se alimentar novamente, os parasitas que estarão na saliva destes insetos irão contaminar outras plantas.
Os hemípteros fitófagos estão presentes em grande quantidade em locais de clima quente, e nestes locais estão situados à maioria das plantas, com isso os insetos acham facilidade para disseminar-se em grandes plantações (DOLLET, 1984).
A murcha-de-Phytomonas ataca também