Doenças e micro
Entre as doenças que ocorrem por ingestão de água, citam-se as diarreias, causadas por bactérias, a Cólera (Vi brio cholerae) e a Giardíase causada por protozoários (Teníase lamblia,) e muitas outras:
Organismos (milimicras) Doenças
Bactéria (0,1 -10 my) Escherichia coli Leptospira spp. Salmonela spp. Shigella Vibrio cholerae.
Vírus (0,01 – 0,1my) Enterovirus Vírus A Hepatite Rotavirus
Protozoários (1 – 20 my) Balantidium coli Cryptosporidium parvum Entamoeba histolitica Teníase lambia
Helmintos poros Ascaris lumbricoides Taenia solium Trichiuros trichiura Gastroenterite Leptospirose Tifo e Salmonelose Disenteria Bacteriana Cólera Gastroenterite, Meningite Hepatite Gastroenterite. Balantidiase Criptoporiose (Diarreia) Teníase (Diarreia) Giardíase (Diarreia) ss Entamoeba GiardiaLegionella
Bactérias E. Coli
Protozoários e Alga Entamoeba coli
Crites et Tchonbanoglous (1998)
A avaliação da qualidade da água é feita usando organismos indicadores presentes nas fezes; não são patogênicos, mas são produzidos em grande numero e mais fáceis de identificar. Estes indicadores são formados por Bactérias Coliformes divididos em coliformes totais, coliformes fecais e estreptococos fecais. Aparecem em grande quantidade nas fezes humanas e animais e com grande probabilidade de serem encontrados na água. Os Coliformes Totais reúnem grande número de bactérias, entre elas a Eschrichia coli, de origem fecal e que dificilmente se multiplica fora do trato intestinal. Os Coliformes Fecais aparece também exclusivamente no trato intestinal, sendo que os coliformes fecais continuam vivos a 44ºC e os outros não. Sua identificação na água permite afirmar que houve presença de matéria fecal, embora não exclusivamente humana. Os Estreptococos Fecais correm apenas no trato intestinal do homem e de animais de sangue quente. A potabilidade de uma água pressupõe a ausência/inativação total de coliformes fecais.
Resistência dos