peças
Os autores clássicos distinguiram duas especializações: a vertical e a horizontal. A vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. A horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si, corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos.
A especialização horizontal se caracteriza sempre pelo crescimento horizontal do organograma, é conhecida pelo nome de departamentalização. A especialização vertical é uma divisão do trabalho em termos de autoridade e responsabilidade, enquanto a departamentalização, é uma divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos e diferentes tipos de tarefas executados pelos órgãos.
Deparamentalização ocorre quando se cresce o número de unidades de gerenciamento sem aumentar o número de níveis hierárquicos. Dessa forma, a departamentalização também é chamada especialização horizontal e promove uma melhora na eficiência e qualidade do trabalho praticado pelos departamentos.
Para os autores clássicos, a especialização na organização pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal. A especialização vertical ocorre quando se verificaa necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. A especialização vertical se faz à custa de um aumento de níveis hierárquicos. É umdesdobramento da autoridade e por isso denominada processo escalar, pois refere-se ao crescimento da cadeia de comando. A especialização vertical caracteriza-se sempre pelo crescimento vertical doorganograma, isto é, pelo aumento do número de níveis hierárquicos. Por outro lado,