Peste Negra
A peste bubônica, também chamada de peste negra, é uma doença grave e muitas vezes fatal causada pela bactéria da peste, Yersínia Pestis. A peste negra recebeu esse nome provavelmente por causa das manchas pretas surgidas na pele dos infectados. A maioria dos indivíduos não tratados morre nas 48 horas que sucedem o início dos sintomas.
Os sintomas da peste ocorrem poucos dias após a exposição à bactéria. Eles normalmente surgem de dois a cinco dias, mas há casos em que demoram 12 dias. Os sintomas de peste negra são: Aumento dos linfonodos, que deixam a pele enegrecida nas axilas, virilhas ou pescoço; Febre alta; Intolerância à luz; Apatia; Tremores pelo corpo; Vertigens; Cefaleia; Cansaço; Aumento da frequência cardíaca; Tosse inicialmente seca e depois com sangue.
A transmissão da peste negra é feita através dos roedores, especialmente os ratos. A pulga que infesta alguns tipos de ratos, após levá-los à morte, pode migrar para outros corpos atrás do seu alimento, o sangue. Após picar a pele do ser humano, a bactéria entra por pequenas quebras invisíveis da integridade da pele. Daí espalha-se para os gânglios linfáticos, onde se multiplica, gerando todos os sintomas relacionados à peste.
Ninguém suspeitou que a doença tivesse relação com a morte de milhares de ratos. Acreditava-se que ela era provocada pelo “ar ruim”, contra o qual se receitava aspersão de água de rosas e queima de ervas.
O tratamento para a peste bubônica consiste em tomar antibióticos, como, por exemplo: Doxiciclina, estreptomicina, gentamicina, tetraciclinas e cloranfenico
Mesmo se tratada com antibióticos, exceto se na fase inicial, a peste tem ainda uma mortalidade de 15%.
Epidemias
• Varíola
Varíola, causada pelo maior vírus que afeta o ser humano há milhares de anos, sendo que a forma mais comum da doença foi responsável por uma taxa de mortalidade de 30%. A varíola provoca febre alta, dores no corpo e erupções que logo passam