Pestalozzi
Franciele Pereira, Josenei, Rosalina Dutra, Simone Stelle, Solange Ap. Oliveira
1. Introdução
No trabalho a seguir apresentar-se a Biografia e as Contribuições de Pestalozzi para a Educação Infantil, pode-se ressaltar que Pestallozi influenciou o movimento escolanovista, que surgiu no final do séc. XIX, incentivava à criança a desenvolver suas habilidades naturais e inatas, de forma que a criança se desenvolve de dentro para fora.
Também tinha uma idéia contrária ao ensino tradicional, destacando que apenas a quantidade de conteúdos para as crianças não se obtinha resultados satisfatórios, e defendia sim que o professor , deveria respeitar os estágios de desenvolvimento da criança, dando atenção às suas aptidões e necessidades, respeitando a sua evolução.
Além disso, destaca-se que Pestalozzi trouxe grandes contribuições para a Educação Infantil, a aprendizagem da criança ficou mais produtiva, pois este acreditava que o amor era imprescindível na educação, dessa maneira, a relação professor x aluno, se tornou uma troca de conhecimentos.
2. Biografia e Contribuições de Pestalozzi na Educação Infantil
2.1 BiografiaJoão Henrique Pestalozzi, nascido em Zurique-Suiça no séc. XVIII (1746). Considerado um grande humanista e pedagogo, cuja Filosofia contribuiu para a educação moderna, que se prolongou até aos nossos dias. A sua ideologia acentuava na educação escolar, como complemento da família e como meio de preparação da educação para a vida.
Podemos dizer que ele psicologizou a educação, pois um século antes do surgimento da psicologia infantil, Pestalozzi descobriu intuitivamente os princípios caracterizadores da educação nova. Posteriormente, a Psicologia confirmou experimentalmente a afirmação do autor, na medida em que diz que o papel parental é fundamental no desenvolvimento da criança.
Ainda hoje o destino afetivo e social do indivíduo resulta da interação física e psíquica entre o