Todos
Microeconomia
Petrobras X Economia
Rafael Isidório Sardinha
SP-2013
Introdução
Nesse trabalho veremos um assunto que economistas e entendedores da economia do país discutem constantemente - a relação da economia brasileira ou política brasileira interferir ou afetar a Petrobrás.
Está claro que o governo brasileiro precisa parar de interferir tanto na economia e deve deixar de usar empresas como a Petrobras e a Vale para prestar "serviços públicos".
Recentemente, no mês de abril uma matéria da revista Veja de Marcelo Sakate, trouxe o seguinte tema: "Vejam a loucura que é a interferência do governo na Petrobras: quanto mais combustíveis a empresa vende, mais dinheiro ela perde".
Fixaremos esse tema, deixando uma discussão de qual a relação desse assunto com a Macroeconomia.
Matéria Revista VEJA:
Vejam a loucura que é a interferência do governo na Petrobras: quanto mais combustíveis a empresa vende, mais dinheiro ela perde.
14/02/2013 Às 18h09min \ Política & Cia ( fonte- site da veja.abril)
Matéria de Marcelo Sakate, publicada na edição da VEJA
UM MAU EXEMPLO…
O governo obriga a Petrobras a vender gasolina abaixo do preço de custo, causando prejuízos bilionários mesmo após o reajuste. São as condições das intervenções estatais.
O reajuste do preço da gasolina e do diesel, autorizado pelo governo no fim de janeiro, reavivou entre consumidores a percepção de que os combustíveis são caros demais para um país que celebrou a autossuficiência do petróleo e que não se cansa de festejar o pré-sal.
O descontentamento ganha força quando se faz a comparação internacional. Entre os grandes produtores de petróleo, apenas a Noruega cobra de seus consumidores um preço mais alto do que o Brasil. Na verdade, a gasolina brasileira custa pouco ao sair da refinaria. O preço do litro fica abaixo do cobrado, por exemplo, nas refinarias dos Estados Unidos.