Pestalozzi para educacao
Izabele Barros
Rafael de Azevedo Melo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (MAD 0084) – Prática do Módulo I
08/07/2011
RESUMO
A vida de Pestalozzi foi um exemplo fantástico de amor e devoção á educação, entre fracassos sucessivos e uma persistência gloriosa em sua missão. Petalozzi foi um pensador pai da ação, ele incorporou o afeto á sala de aula. Para o educador suíço, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança, afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. Era claramente influenciado pelas idéias de Rousseou que acreditava na educação com o desenvolvimento total do individuo, onde sua potencialidade se encontra na criança “A escola deve ser a continuação do lar, é no lar que se encontra o fundamento de toda cultura verdadeiramente humana e social” a concluir o educador Pestalozzi.
Palavras-chave: Pestalozzi. Educador. Escolas.
1 INTRODUÇÃO
Inicialmente irá se aborda a vida e a história de Johann Heinrich Pestalozzi, como se deu início a sua história, seus pensamentos e seus feitos, assim mostrando à prática dos seus pensamentos, mostrando-se como se dirigia às instituições de amparo a criança e a educação de jovens enfrentando desde a falta de apoio público, até mesmo a guerra napoleônica para fazer evoluir sua proposta, hoje amplamente reconhecida.
Na sequência iremos mostra a pedagogia de Pestalozzi onde nasceu, portanto suas experiências a construção do conhecimento para esse pensador assim dá-se em um processo reflexivo que parte da vivência e da experimentação onde suas teorias tornaram-se experiências.
Mostraremos como expressou suas idéias nos seus livros, assim retratando a educação que deu as crianças e jovens de sua época.
2 DESENVOLVIMENTO
Seu nome é Johanm Heinrich