Pessoas motivadoras para a ação
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO –N1
PROFESSORA: APARECIDA BARRA NOVA
ALUNA: ADEMILDA MEDEIROS COSTA SOUZA
TURMA: TGA- I 01102
TRABALHO: INDIVIDUAL Filme “Tempos Modernos” Com base nos conceitos discutidos em sala sobre a Teoria da Administração Cientifica (Taylor) e a Teoria Clássica da Administração (Fayol), somados a sátira do filme Tempos Modernos (Charles Chaplin). Responda as questões a seguir:
1º - Qual a relação entre a Teoria da Administração Cientifica (Taylor) e o filme Tempos Modernos? A teoria administrativa de Taylor, o individuo não era o foco a ênfase era a tarefa, o colaborador seria orientado a fazer as tarefas com tempo cronometrado. A sátira do filme é baseada na grande crise de 1929 nos Estados Unidos, em apenas três anos, após a guerra, a produção industrial reduziu-se pela metade, a falência de bancos e indústrias foi de grande repercussão, a fome e a miséria e desemprego se estendiam em toda a parte do país. O filme retrata como o capitalismo selvagem tratava o operário. O sistema capitalista visava recuperar a economia abalada pela crise, e o operário ficava em segundo plano daí surgiram greves dos operários, com a mobilização, surgiu intervenção do estado constituíram uma lei a beneficiar os operários, ao empresariado não ter aceitado, porém, visava salvar o próprio sistema capitalista.
A relação entre a Teoria Cientifica (Taylor) e Teoria Clássica (Fayol) ao filme (Tempos Modernos) A Teoria de Taylor, em seu estudo, defendia a ciência, a ênfase são as tarefas, sistema mecanicista. Procurava tirar do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar a tarefa- no que foi bem-sucedido- para impor-lhe um método planejado e estudado por um profissional especializado no planejamento das tarefas. O filme mostra a máquina, o homem com esforços repetitivos, trabalho escravo, ao sistema capitalista que só