Empreendedorismo
A motivação é um conceito utilizado com frequência para explicar as variações de determinados comportamentos, e sem dúvida, é de grande importância para as empresas se manterem competitivas no mercado, pois trabalhadores motivados certamente produzem mais e com maior qualidade. Para alcançar seus objetivos, as organizações dependem do desempenho eficiente nos níveis individual, grupal e organizacional.
“ Estamos todos familiarizados com a sensação de nos sentirmos impelidos ou levados a comportarmo- nos de determinado modo e a desejar agir de uma maneira particular, a fim de conseguir-nos certos fins ou objectivos. Geralmente atribuimos estes impulsos e desejos à motivação e acreditamos que estamos motivados a procurar, por exemplo, alimento, sexo, riqueza, relacões sociais, e assim por diante. Encaramos tais motivos como as causas básicas e determinantes de todo o comportamento que não seja casual, trivial ou simplesmente habitual.”
M. Vernon, Motivação humana
De acordo com ZANELLI, “a motivação pode ser definida como uma ação dirigida aos objetivos, sendo auto-regulada, biológica ou cognitivamente, persistente no tempo e ativada por um conjunto de necessidades, emoções, valores, metas e expectativas”.
Esse sentimento sofre influência de alguns fatores, dentre eles:
* O significado que o trabalho realizado possui para quem o realiza; * O sistema de recompensas e punições vigentes nas organizações; * O estilo gerencial e a qualidade do ambiente psicossocial de trabalho; * A convergência entre os valores pessoais e organizacionais.
Para ele, os administradores e os dirigentes organizacionais anseiam por ter empregados motivados com o seu trabalho, sua equipe e acima de tudo com a organização a que pertencem. Sem duvidas altos níveis de motivação são capazes de melhorar o desempenho e garantir ganhos de produtividade, maximizando os resultados e minimizando esforços e recursos.
Os dois grupos de teorias da