pessoas com deficiência
As pessoas com deficiência têm sustentado uma permanente luta para o reconhecimento e efetivação de seus direitos. Embora não se deixe de ressaltar os avanços extraordinários obtidos até o presente instante, é certo que ainda falta muito para que possamos afirmar que o povo brasileiro está vivendo uma vida digna em se tratando de inclusão de pessoas com deficiência no Brasil. Nos tópicos a seguir falaremos sobre a inclusão, Acessibilidade aplicada ao ambiente de trabalho e legislação.
A inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho
É indiscutível a importância das contratações de profissionais com deficiência para a economia do Brasil. Além da geração de emprego, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho contribui para trazer dignidade a essas pessoas. Ao inclui-las, não estamos apenas ofertando um salário, mas também a oportunidade de se reabilitar socialmente e psicologicamente.
É sabido que o exercício profissional traz consigo a interação com outras pessoas, o sentimento de cidadão produtivo, a possibilidade de fazer amigos, de encontrar um amor, de pertencer a um grupo social. Até o status adquirido junto à própria família muda para melhor. Sem contar que a presença de pessoas com deficiência no mercado de trabalho contribui para humanizar mais a empresa e enriquecer o ambiente corporativo com visões e experiências diversificadas.
Ao incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, configura-se um novo grupo de consumidores, até então excluído da economia. Com a geração de renda, esse grupo passa a consumir avidamente, já que possui muitas carências, desde elementos essenciais, como o acesso a questões de saúde, até a concretização de desejos não tão de primeira ordem, como a compra de tablets e smartphones, por exemplo. Com a renda, as pessoas com deficiência passam a circular mais, e isto enseja maior convivência com pessoas sem deficiência, o que desperta a