pessoas com deficiência
A cada dia que passa aumenta o número no Brasil de pessoas que nascem com algum tipo de deficiência, de forma clara verificamos que para essas pessoas terem os seus direitos respeitados é preciso ter leis que realmente funcionem, afinal todo cidadão independentemente de sua cor, raça ou religião deve ser tratado de forma igual. As limitações de uma pessoa não diminuem os seus direitos, os deficientes também são cidadãos e a sociedade deve esta preparada para lidar com as diferenças humana, respeitando e aceitando.
Esse assunto é um dos mais falados na atualidade, pois por muito tempo quem tinha algum tipo de deficiência eram exclusos da sociedade. No passado se uma pessoa nascesse com alguma deficiência era vitima de rituais e posteriormente sacrificadas; às pessoas pensavam que elas traziam com elas maldições e esse pensamento aos poucos foi mudando. Essas mudanças vieram com o apoio da igreja, mas essa ajuda não sanaram os problemas que por outro lado faziam com que essas pessoas fossem jogadas nas ruas sem auxílio algum tendo que morar e até pedir esmolas para sobreviver em uma sociedade tão desigual, às vezes os familiares internavam em locais impróprios para suas deficiências, locais esses como asilos e hospitais psiquiátricos. Os familiares achavam que deixando eles isolados, fora da sociedade era uma forma de não trazer a tona um assunto polêmico, pois quem nascia com limitações seja mental ou de qualquer outro tipo, trazia consigo fatores espirituais quando na verdade não temos o poder de escolher como podemos nascer se perfeito ou não.
De acordo com a lei 7.853/89 estatuto da pessoa com deficiência.
Art. 2, parágrafo único, III “Ao poder público e seu órgãos cabe assegurar ás pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive os direitos á educação, á saúde, ao trabalho, ao lazer, á previdência social, ao amparo á infância e a maternidade, de outros que, decorrentes da constituição e das