pesqusa de campo
Poucos assuntos afetam e preocupam tanto os brasileiros como o aumento dos preços dos alimentos. Qualquer variação em relação ao preço que eles chegam até os consumidores é sentida e em alguns momentos assusta quando o preço sobe de forma considerável.
Inúmeros fatores explicam o aumento da inflação no Brasil. De maneira geral, a origem está no desequilíbrio entre a oferta e a demanda.
Porém, o aumento dos preços também é explicado pelos rumos mais recentes da economia brasileira, os salários subiram, e esse aumento de renda também contribuiu para acelerar o consumo.
"O problema é que, ao passo que a demanda cresceu, a produção vem caindo e o nível de investimento (para ampliar a capacidade produtiva), também. Com mais pessoas consumindo e menos produtos disponíveis, o desequilíbrio é inevitável e se reflete nos preços",
O Governo tem adotado política de desonerações tributárias para conter a inflação
A principal aposta do governo para a redução dos preços tem ocorrido por meio de desonerações tributárias.
Recentemente, por exemplo, o governo prorrogou a alíquota reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre carros .O efeito das desonerações não passa de um "alívio temporário", porque "o preço, ainda que caia a curto prazo, se desenvolve de acordo com as condições de mercado".
Pode-se dizer que a taxa de juros tem a função de controlar a inflação, não permitindo que o dinheiro de um país perca seu valor .Em termos simples, inflação nada mais é que a diminuição do poder aquisitivo da moeda, ou por outro lado, o aumento constante de preços. É ocasionado especialmente pelo excesso de emissão de papel-moeda, conforme defendem os economistas liberais. Pode ser dividida em inflação de demanda, inflação de custos e inflação estrutural, que em última análise são as diferentes formas que se aumentam o preço dos produtos e serviços.
Imaginemos, então, que em determinado momento estejamos presenciando um período de inflação,