Aaaaa
CENTRO DE CIÊNCIAS ETECNOLOGIA – CCT
CURSO DE GEOGRAFIA MODALIDADE BACHARELADO
DISCIPLINA DE METODOLOGIA E PRAT. PESQ. EM GEOGRAFIA I
PROFESSORA: ZENILDE BAIMA AMORA
ALUNA: EVELINE ANDRADE MESQUITA
FIXAMENTO:
DE TÓPICOS A PERGUNTAS (p 55 - 61). Terceiro Capítulo.
Booth, W. C.; Colomb G. G.; Williams J. M. A Arte da Pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Martins Editora, 2005. 352 p.
“Escolher um tópico, entretanto é só o primeiro passo [...] Alem de um tópico, você precisa encontrar uma razão [...] para dedicar semanas ou meses pesquisando sobre ele e, então, pedir aos leitores que gastem tempo lendo a respeito dele.” (p. 45)
“Pesquisadores fazem mais do que cavar informações e relatá-las. Usam essas informações para responder à pergunta que seu tópico inspirou-os a fazer.” (p. 45)
“No princípio, a pergunta pode ser interessante apenas para o pesquisador [...] A uma certa altura, porem o pesquisador tem que decidir se a pergunta e sua resposta serão significativas, de inicio para o pesquisador apenas, mas finalmente para outros: um professos, colegas, uma comunidade inteira de pesquisadores” (p. 45)
“[...] deve ter como objetivo não só encontrar respostas para uma pergunta, mas propor e resolver um problema que, a seu ver, outras pessoas também acharão que vale a pena ser resolvido.” (p. 46)
“Pesquisadores experientes têm interesses [...] uma área geral de investigação [...] um tópico é um interesse especifico o bastante para servir de base a uma pesquisa que possa ser relatada de maneira plausível em um livro ou artigo que ajudem outros” (p. 46 e 47)
“Nada contribuirá mais para a qualidade de seu trabalho do que saber que vale a pena desenvolve-lo e comprometer-se com ele. Inicialmente relacionando quatro ou cinco áreas sobre as quais gostaria da aprender mais, então escolha uma que ofereça o melhor potencial para produzir um tópico que seja específico e que possa conduzir a boas fontes de dados.” (p. 47)