Pesquisas
O movimento burguês manteve a divisão social que era os opressores e oprimidos. Um era representado pela burguesia e outro pelo proletariado.
Mesmo com o declínio do feudalismo, a sociedade burguesa não aboliu as diferenças existente entre as classes. Com isso fez surgir novas classes e novas condições de opressão. Dessa luta surgiram as grandes classes sociais que se enfrentaram , a burguesia e o proletariado.
Surge a indústria moderna e os ricos de meios de produção. Logo surge o mercado industrial que se deu por um grande desenvolvimento. A burguesia desenvolveu-se e multiplicou seus capitais, assim fazendo outras classes se extinguir. A burguesia transformou toda a sociedade em “trabalhadores assalariados pagos por ela.. Ela criou os grandes centros urbanos populacionais, desqualificando a vida rural, deixando-a dependente da cidade.
Os proletários que eram compostos por camponeses, artesãos e operários, teriam a princípio indivíduos insatisfeitos isolados, depois de uma mesma fábrica, depois de um mesmo segmento e assim sucessivamente. Suas lutas seguiriam o processo de destruição das mercadorias estrangeiras, quebra das máquinas, queima das fábricas, fundação de associações e estariam assim organizados e conscientizados, prontos para uma luta com força e fundamentos próprios, e consequentemente com um posicionamento político: o Comunismo.
Esse cenário revolucionário impediu a burguesia de continuar como classe dominante.
Proletários e comunistas : Aqui Marx fala sobre o comunismo e o porque as pessoas os temiam, como se fosse um ladrão a ponto de lhe roubarem. O partido comunista é colocado como a favor da classe proletária em geral .
“ Os operários não tem pátria. Não se pode lhes tirar aquilo que não possui.’’ Aqui diz que a liberdade, a privacidade não existe. O que prevalece é o direito de compra e venda, para alimentar os interesses burgueses, e tudo que lhes tem é