Introdução
Administrar foi uma atribuição dada ao homem por Deus. Entretanto, a sociedade evoluiu e passou por momentos de grandes transformações, exigindo cada vez mais dos governantes e de sua equipe de trabalho. A satisfação das necessidades da população é o motivo da existência de um governo e este deve se esforçar para atender ao povo que legitimou este poder.
Nesse sentido é que se faz necessário o ato de participar. A cidadania é um conceito importante para a administração pública, considerando que ser cidadão é fazer valer seus direitos.
Contexto histórico – evolução da administração pública
No decorrer da História da humanidade sempre existiu alguma forma – simples ou complexa – de gestão. Seja por motivo de subsistência ou segurança, o homem sempre se organizou.
1 – Período Paleolítico (Pedra Lascada)
Cooperação e organização social; a eficiência para alimentação e segurança; liderança pela força física; Primeiros clãs e vida nômade.
2 – Períodos Neolíticos (Pedra Polida)
Sedentário, cultivando a terra, obtendo plantas e domesticou animais, controlando sua fonte de alimentação; foi uma das maiores transformações da história humana; domínio de técnicas para fixação em um local; sem distinção social: todos trabalhavam e o produto era consumido igualmente por todos; divisão sexual do trabalho: mulheres – tecer e plantar; homens – cuidar dos animais e construir casas; proteção levou à formação de grupos sociais mais complexos: as tribos; ferramentas de trabalho comuns; controle da agricultura e criação de animais, divisão do trabalho e à especialização de funções.
3 – Períodos dos Metais (Metais)
Surgimento da civilização: estabelecimento dos homens sobre uma área continuamente possuída e cultivada, vivendo em construções habitadas, com regra e uma cidade comum; primeiras cidades, com populações que se aproximavam de 2.000 habitantes; a administração pública era exercida por todos: organização e controle sobre a alimentação e segurança