pesquisas em educação física
Lucas Vieira do Amaral- professorluca@hotmail.com
Graduado em Licenciatura em Educação Física (2009) e Especialista (Lato Sensu) em Educação Física
Escolar pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco, ESEF/UPE. Atualmente é aluno do curso de Mestrado em Educação Física do Programa Associado de Pós-Graduação UPE/UFPB.
É professor efetivo, em regime de dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Pernambuco Campus Vitória de Santo Antão, IFPE, Vitória . (Brasil)
Resumo
O presente estudo objetivou apresentar uma abordagem conceitual sobre os tipos de pesquisa utilizados na área da Educação Física. Para tal, realizamos um estudo de cunho qualitativo (NEVES, 1996), do tipo bibliográfico (GIL, 1991). Após as leituras e discussões, concluímos que a pesquisa é o principal meio para a expansão do conhecimento de qualquer campo do saber e que os tipos de pesquisa que envolve os estudos da Educação Física são ligados a abordagens teórico-metodológicas
(GAMBOA, 1994) diferentes, as quais são oriundas de princípios epistemológicos também distintos que mantêm sintonia com a concepção de homem, sociedade e mundo defendida pelo pesquisador.
Unitermos: Tipos. Pesquisa. Educação Física.
Introdução
De acordo com Gamboa (1994), em seu estudo Pesquisa em Educação Física: as inter-relações necessárias, a pesquisa científica é a forma mais qualificada de construção do conhecimento, sem ela não existe ciência.
Para Ludorf (2002), no seu artigo intitulado Panorama da pesquisa em Educação
Física na década de 90: análise dos resumos de dissertações e teses, “a pesquisa é um componente fundamental para o enriquecimento e crescimento de qualquer área de estudo” (p. 03).
Segundo Paulo Freire (1999), em seu livro Pedagogia da Autonomia, não existe ensino sem pesquisa nem pesquisa sem ensino. Para o renomado autor, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho