Pesquisas de psicologia
Vamos falar da vida do vírus da catapora. Os vírus são organismos incrivelmente pequenos (na casa dos milionésimos de centímetro) que se prendem às células hospedeiras para viver e se reproduzir. Eles entram no corpo através do nariz, da boca ou de fissuras na pele. O vírus da varicela também gosta de entrar pelas membranas mucosas que revestem a pálpebra e o globo ocular.
Uma vez dentro, agarra-se às células hospedeiras no nariz e nos linfonodos ao redor e se reproduz com grande velocidade. Os vírus da varicela replicados seguem até o fígado, baço e tecidos nervosos sensitivos. Após outro ciclo de reprodução viral, eles infectam as células da pele. Essa infecção cutânea causa o aparecimento de erupções da catapora.
Até o aparecimento das erupções, as pessoas geralmente não sabem que o vírus da varicela já está incubado no corpo há cerca de 10 a 21 dias. O período de incubação se refere ao tempo entre o momento em que a pessoa é infectada e o momento em que ela começa a apresentar os sinais da doença. As pessoas com catapora normalmente transmitem a doença nos dois últimos dias desse período, antes de aparecerem às erupções. Esse período de incubação torna a catapora altamente contagiosa, mas as pessoas normalmente só percebem que têm a doença depois que ela se espalha. Nove entre dez pessoas não imunes que vivem com alguém que tenha o vírus da varicela ficarão doentes.
O vírus da varicela pode passar de sua corrente sangüínea para a de outra pessoa de diversas maneiras. Uma simples tosse ou espirro de uma pessoa infectada pode expelir partículas com o vírus, que, pelo ar, serão inaladas involuntariamente a partir do ar. O contato físico com as erupções antes de as bolhas terem secado também pode transmitir o vírus a outra pessoa.
Vírus do Câncer
O câncer não é considerado uma doença transmissível, como um resfriado ou uma infecção na pele; entretanto, novas pesquisas têm demonstrado cada vez mais que infecções com