Pesquisa de Psicologia
Uma definição de memória A memória pode ser definida como a capacidade para armazenar, processar e recuperar informação que provém do mundo exterior.
Em que parte do cérebro se situa a memória? No início do século XX, um psicólogo chamado Karl S. Lashley, inteligente e respeitado, pretendia encontrar os vestígios ou engramas da memória no cérebro e engramas(1) da memória do cérebro. Após 50 anos de pesquisas e experiências chegou à conclusão de que a memória está associada a um efeito de massa, ou seja, quanto mais cérebro se perde, mais memória é afectada. No entanto, o neurocirurgião W. Scoville descobriu que há uma estrutura cerebral indispensável à memorização de todos os estímulos sensoriais:
Estrutura básica é formada pelo córtex temporal medial e, especialmente, pelo hipocampo.
Caso: O estudo do caso H.M. realizado por Scoville e pela psicóloga Brenda Milner, que descreveram que o seu paciente tinha perdido, de forma quase total, a capacidade de memorização de nova informação, como consequência da extirpação(2) cirúrgica bilateral dos lóbulos temporais mediais. Este caso provou assim que a memória é a função cerebral distinta e dissociável de outras funções mentais, como a inteligência e as capacidades perceptivas.
Como se memoriza?
Passagem de percepção a memória:
1. O reconhecimento de um objecto familiar pressupõe a intervenção de um circuito que une o córtex visual ao sistema hipocâmpico.
2. As mensagens visuais provenientes do olho chegam à área cerebral cortical primária situada no lóbulo occipital e são, progressivamente, cada vez mais complexas do lóbulo temporal, permitindo a plena percepção dos objectos.
3. Esta área cortical, que elabora a informação visoperceptiva complexa, acciona várias estruturas do sistema de memorização: o hipocampo, o diencéfalo medial(tálamo e corpos mamilares) e o córtex pré-frontal medial. A amígdala(estrutura em forma de amêndoa) encarrega-se de fornecer o