Pesquisa em Psicologia
Etapas iniciais de um trabalho científico:
A pesquisa científica em psicologia
É uma atividade voltada para a solução de problemas de forma sistemática que permite a divulgação deste conhecimento para que outras pessoas possam aproveitá-lo.
Como é feita a escolha e formulação de um problema de pesquisa em psicologia:
A escolha do tema está relacionada a uma área de pesquisa (área de concentração na psicologia) e faz parte da etapa inicial que ainda é ampla e geral, não necessitando de uma definição operacional.
Na Psicologia temos diferentes áreas de concentração entre elas: Psicologia da Saúde, Psicologia Escolar, Psicologia Organizacional, Psicologia Comunitária, Psicologia Social, etc.
O problema de pesquisa:
É a pergunta da pesquisa e que se pretende responder ao longo do trabalho.
Refere-se a um assunto mais definido e específico e tem relação direta com o objetivo.
Objetivo da pesquisa:
É a operacionalização do problema da pesquisa, ou seja, qual é a questão principal e quais as específicas que tentarão ser respondidas ao final da pesquisa.
Definir o problema da pesquisa é delimitar o campo de observação em variáveis a serem estudadas, separando-se o que interessa e o que não interessa.
Métodos de Pesquisas cientificas em Psicologia A psicologia é considerada a "ciência do comportamento", o qual pode ser entendido como toda e qualquer atividade do organismo, observável ou não, algumas sendo diretamente, outras de modo indireto. Nas investigações em psicologia são usados diversos métodos e técnicas. Os métodos correspondem ao conjunto de procedimentos utilizados na investigação, e as técnicas aos processos práticos usados em cada método. Algumas correntes da psicologia, como o associacionismo, o behaviorismo ou a psicanálise estão ligadas a métodos específicos. Este princípio não pode hoje ser generalizado, dado a diversidade de metodologias que os psicólogos podem recorrer nos seus trabalhos. A escolha de