Pesquisa
TÉCNICO EM MECÂNICA INDUSTRIAL
PAULO ROBERTO CORREIA COSSI – M2EN
TRANSFORMADORES
VITÓRIA – ES
2013
PAULO ROBERTO CORREIA COSSI – M2EN
TRANSFORMADORES
Trabalho apresentado à Sociedade Educacional de Bento Ferreira como requisito para obtenção de nota pelo Professor Cássio do Curso Técnico em Mecânica Industrial.
VITÓRIA – ES
2013
Introdução
Este trabalho tem como objetivo o estudo teórico dos Transformadores, sua utilização, tipos de construção, materiais utilizados, relação de tensão, relação entre potência no primário e secundário e sua eficiência.
Transformadores
Transformadores ou trafos são dispositivos destinados a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões, correntes e ou de modificar os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico.
Inventado em 1831 por Michael Faraday, os transformadores são dispositivos que funcionam através da indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo, ou seja, ele funciona baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday-Neumann-Lenz e da Lei de Lenz, onde se afirma que é possível criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é por necessitar dessa variação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam em corrente alternada.
Um transformador é formado basicamente de:
Enrolamento - O enrolamento de um transformador é formado de várias bobinas que em geral são feitas de cobre eletrolítico e recebem uma camada de verniz sintético como isolante.
Núcleo - esse em geral é feito de um material ferro-magnético e o responsável