Pesquisa
Existem vários tipos de pesquisa, sendo que cada uma delas está diretamente associado aos objetivos de uma descoberta. O termo pesquisa, em sentido mais amplo, está associado à ciência, portanto, exigindo pesquisa e conhecimentos que possam ser comprovados, comparados e usados como parâmetros para novas teses. Nesse sentido a pesquisa exige uma série de procedimentos formais e sistematizados a fim de nos fornecer as respostas para nossas indagações. Estas repostas podem ser encontradas com base em pesquisas exploratórias, ou seja, partimos de uma hipótese e através do respaldo bibliográfico e do caso em questão averiguamos a veracidade da hipótese; em pesquisas descritivas, ou seja, através de técnicas padronizadas de coleta de dados e da observação sistemática fazemos um levantamento à respeito daquilo que pretendemos checar;em pesquisas explicativas nas quais os fatores que contribuem para ocorrência de um determinado fato são observados e analisados através de experimentos;pesquisas documentais quando realizadas através de documentos que serão juntados e analisados.Toda pesquisa pode ter finalidade básica, ou seja, simplesmente de conhecer e sem uma aplicação imediata ou então ter uma aplicação imediata, neste caso, chamada de pesquisa aplicada onde há a junção da pesquisa básica e das tecnologias disponíveis para uma aplicação imediata, onde surgem novos processos, novos produtos, novos usos etc.
2- Pesquisa Básica.
É o tipo de pesquisa onde os esforços são movimentos, de acordo com o problema ou hipótese a ser averiguada, utilizando-se do ou dos métodos mais apropriados, no entanto, não há uma aplicação imediata. Representa um conhecimento a mais para determinado assunto, que poderá ser utilizado quando necessário para uma pesquisa aplicada.
Exemplos:
Um exemplo de pesquisa básica comprometido com o avanço do conhecimento (B/AC) e cujo potencial de aplicação parece muito distante é o projeto temático Física