Efeito estufa e destruição da camada de ozônio
Processo do Efeito Estufa
Uma parte da radiação solar é refletida pela superfície terrestre e logo em seguida é absorvida por alguns gases presentes na atmosfera. Por conta disso, todo o calor fica retido aqui, sem poder ser liberado para o espaço.
Mesmo sendo um processo vital, o efeito estufa também pode ser um precursor do aquecimento global, devido à quantidade excessiva de gases estufa na atmosfera terrestre, a camada mais sensível do planeta.
O problema ocorre da seguinte forma: a Terra recebe radiação infravermelha emitida pelo Sol e devolve parte dela para o espaço através de radiação de calor. Porém, os gases estufa retêm uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço. Portanto, a parte retida causa o aumento da temperatura do planeta.
A liberação de dióxido de carbono (CO2) ocorre principalmente, pela queima de combustíveis fósseis, através dos setores industriais e de transporte, e pelos desmatamentos e queimadas. Já o Metano é proveniente da decomposição de resíduos orgânicos, vazamento de gás natural, aterros sanitários, no processo de digestão dos animais, entre outros. O Óxido Nitroso é liberado através da combustão e do tratamento de esgoto, de processos industriais e com a fertilização na agricultura.
Destruição da Camada do Ozono O que é o ozono e como é produzido? O ozono é uma gás que existe na atmosfera, constituído por três átomos de oxigénio (O3). É produzido pela energia das descargas eléctricas, que quebra as ligações entre os dois átomos de oxigénio molecular (O2), libertando o oxigénio atómico (O) que fica livre para se ligar como o (O2), formando-se assim, a molécula triatómica de ozono. Como atua a Camada do Ozono? Na estratosfera, o ozono actua como um filtro das radiações ultravioleta emitidas pelo Sol, evitando que a maioria atinja a Terra. Porém, desde há muito que se sabe