pesquisa
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE À
DISTÂNCIA
Maria Verônica Marques da Silva
12113313
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL
OLHO D’ÁGUA DAS FLORES-AL
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA
Pesquisa em obras de artes – poesias, artes plásticas... No Brasil e também no Estado de Alagoas.
Trabalho apresentado como requisito parcial de nota da disciplina Educação e
Diversidade Étnico-racial, ministrada pela Professora
Roseane
Maria
Amorim.
Olho D’Água das Flores AL
2014
Segundo Edward B Tylor, cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
A cultura brasileira é bastante diversificada, pois teve contribuições de várias etnias. O nosso país nasceu através do encontro das culturas e civilizações de oriundas de quatro continentes (América, Europa, Ásia e África). No entanto, apesar desta diversidade cultural aqui existente, o Brasil é considerado hoje um país racista, apesar de muitos não admitirem. Um exemplo disso? Os próprios livros didáticos, os quais carregam em si uma herança europeia, os quais permanecem repletos de preconceitos mediante as etnias aqui existentes.
As vezes não dá para compreender como se trabalha um currículo dentro da escola, em que se dá ênfase a um índio ainda vestido de penas, como se tudo tivesse parado no tempo, como se ainda estivéssemos na época do descobrimento e a escola, que deveria segundo as leis 10.639 de 2003 e a 11645 de 2008, trabalhar a questão das etnias, veste uma criança no dia do índio com um cocar confeccionado de papel crepom, limitando assim o pensamento dos aprendizes a questão da diversidade cultural aqui existente.
Diante dessas desigualdades a