pesquisa
Estruturas
Escoramentos em Edificações
DEFINIÇÃO
MÉTODO EXECUTIVO
1
1.03
1.03.04
CRITÉRIOS DE CONTROLE
DOCUMENTOS
Compõem-se de dois tubos deslizando um por dentro do outro: o tubo interno com diâmetro de
1 ½ e o externo com diâmetro de 2”.
“
01. DEFINIÇÃO
Consiste no fornecimento, na montagem e desmontagem das estruturas para sustentação das formas, permitindo a concretagem da superestrutura da obra.
O tubo interno é apoiado e sua altura é regulada através de um pino metálico que o atravessa em furos feitos a espaços regulares.
Deverão ser constituídas de peças de madeira ou peças metálicas, sem deformações, defeitos, irregularidades ou pontos frágeis.
O pino metálico é apoiado numa luva rosqueada com alças, colocadas na extremidade superior do tubo externo, que permitirá o ajuste milimétrico da altura da escora.
Escoramentos de Madeira
A carga admissível por escora é, em geral, determinada experimentalmente pelos fabricantes, devendo ser consultados os respectivos catálogos quando da elaboração do projeto de escoramento.
São escoramentos executados com barrotes de madeira de primeira qualidade (seção 7,5 x 7,5 cm) ou com escoras de eucalipto com diâmetro superior a 0,10 m, sobre as quais são assentadas vigas de madeira, fabricadas na forma de sanduíche. Sobre as vigas são montadas as formas da estrutura.
Existem também, no mercado, escoras sem luvas intermediárias. Nessas, o pino se apoia diretamente na parede do tubo externo e o ajuste fino do comprimento se obtém com um forcado ou com peça de apoio ajustável, posicionada na extremidade superior do tubo interno.
Escoramentos Metálicos
Escoramentos com Escoras Tubulares Ajustáveis
As escoras tubulares ajustáveis são muito utilizadas nas construções de baixo pé direito, em substituição aos montantes de madeira.
ESCORAS TUBULARES
MEDIÇÃO E PAGAMENTO
FORCADO MULTIPLO
GRAVATA PARA VIGA
1,60 a 4,15
OBS.: