pesquisa
4ª Linha de Umbanda
Xangô é a divindade que está assentada no pólo positivo ou irradiante da 4ª linha de umbanda, que é a da justiça Divina.
Como Orixá Universal, Xangô traz a qualidade da Justiça Divina e a irradia o tempo todo na criação para dar equilíbrio, estabilidade e harmonia a tudo e a todos. É o Orixá do equilíbrio, da estabilidade e da razão. Sustenta e ampara os seres que vivem o sentido da Justiça de forma equilibrada.
É o trono natural da justiça seu campo de atuação é a razão. Absorvendo as irradiações de Pai Xangô, o ser é purificado em seus sentimentos e se torna racional, ajuizado e um ótimo equilibrador do meio em que vive e dos seres à sua volta.
Na linha da Justiça, Pai Xangô forma um par puro com o Orixá feminino Egunitá, pois ambos atuam pelo elemento fogo.
Xangô também polariza com Iansã (trono feminino da Lei) formando com ela uma linha mista, uma vez que atuam por elementos diferentes. Xangô é fogo e Iansã é o ar que expande esse fogo Divino. Isso acontece porque há uma ligação estreita entre Justiça e Lei e, portanto, também entre as atuações dos Orixás regentes de cada uma dessas linhas (Xangô e Egunitá, na linha da Justiça; Ogum e Iansã na linha da Lei).
Invocamos Pai Xangô para devolver o equilíbrio e a razão aos seres e exageradamente emocionados e desequilibrados, e para aclamar a Justiça divina.
Palavra chave: REFLEXÃO! OLHAR PARA DENTRO DE SI RECONHECENDO OS SEUS ERROS.
Cor: marrom, dourado e vermelho
Oferenda a Xangô: velas brancas, vermelhas e marrons; cerveja escura, vinho tinto doce e licor de ambrosia; flores diversas (cravos vermelhos, flores do campo marrons ou vermelhas, palmas vermelhas, rosas vermelhas, etc) . Dendê, pimenta dedo de moça e cumbucas com álcool, tudo simbolizando o elemento fogo.
Local para oferenda: uma cachoeira, montanha ou pedreira
Amaci: água de cachoeira com hortelã macerada e curtida por 3 dias
Egunitá é a Divindade Cósmica