Pesquisa
Objectivos
No fim do estudo deste capítulo espera-se que seja capaz de:
• Indicar a influência que o computador tem tido no desenvolvimento de novos domínios e de novas linhas de investigação em domínios já estabelecidos da Matemática;
• Comentar a influência do computador na relação entre o contínuo e o discreto;
• Indicar o modo como o computador é usado nas aplicações da Matemática;
• Discutir os papéis que o computador desempenha no processo de investigação matemática;
• Indicar o alcance do computador como suporte para novas práticas de comunicação.
Resumo
As relações entre a Matemática e a Informática desenvolvem-se nos dois sentidos. A Matemática tem dado contributos decisivos para o surgimento e incessante aperfeiçoamento tanto dos computadores como das Ciências da Computação. Mas a Matemática, como ciência dinâmica e em constante evolução, está também a ser fortemente influenciada pela Informática, tanto no que respeita aos problemas que coloca como aos métodos que usa na sua investigação. Estas relações dão importantes indicações para a utilização dos instrumentos computacionais no processo de ensino-aprendizagem.
3.1 Uso do computador na investigação matemática
A Matemática, como todas as ciências, está em constante evolução. Problemas deixados em aberto numa dada época são resolvidos numa época mais à frente. Novos instrumentos e novas concepções fornecem novas maneiras de encarar problemas e resultados antigos, levando à reformulação de teorias, notações e modos de trabalho.
Uma parte importante da investigação em áreas como a análise numérica, a matemática discreta, os sistemas dinâmicos, a investigação operacional, a lógica e a ciência da computação faz-se hoje com forte recurso à utilização do computador.
O uso cada vez mais intensivo de computadores para o processamento e transmissão de informação está a levar ao surgimento de novos conceitos e novas práticas na