pesquisa e pratica profissional
Para Rousseau, a criança devia ser educada, sobretudo em liberdade e viver cada fase da infância na plenitude de seus sentidos mesmo porque, segundo seu entendimento até aos 12 anos o ser humano é praticamente só sentidos, emoções e corpo físico, enquanto a razão ainda se forma. Liberdade não significa a realização de o filosofar quando relacionando a educação auxilia na sua descoberta da antropologia, desvela as ideologias subjacentes aos sistemas educacionais, as reformas, as inovações, as concepções, as doutrinas pedagógicas e a prática da educação.
Ao fazer uma análise crítica, a filosofia da educação tem um importante papel no processo de humanização do homem e de transformação social, visando á formação do homem integral, ao desenvolvimento de suas potencialidades, para torná-lo sujeito de sua própria história e não objeto dela.
Nasceu em 28 de junho de 1712 em Genebra na Suíça filho de Isaac Roussec e Suzanne Bernard, e veio a falecer no dia 2 junho de 1778 com 66 anos.
OVIDE DECROLY
O valor de sua obra está no destaque que emprestou às condições do desenvolvimento infantil; a educação, segundo ele, não se constitui na preparação para a vida adulta; a criança deve viver os seus anos jovens e as dificuldades que surgirem em cada fase, para serem resolvidas no momento certo. Os métodos de Decroly, mais conhecido pelos centros de interesse, possuíam um destino especial, aos alunos das classes primárias; os conhecimentos e interesses infantis apareciam associados.
Decroly foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Alguns de seus pensamentos estão bem vivos nas salas de aula e coincidem com propostas pedagógicas difundidas atualmente. É o caso da idéia de globalização de conhecimentos - que inclui o chamado método global de alfabetização e dos centros de interesse.
A teoria de Ovide Decroly está baseada na exploração do meio natural e