pesquisa e pratica profissional
PUCRS
ESTUDO DO USO DA PRÁTICA DA PESQUISA NAS AULAS
DE MATEMÁTICA NA VISÃO DE PROFESSORES DO
ENSINO FUNDAMENTAL QUE PARTICIPAM DE GRUPO DE
ESTUDOS
Carla Boesing, Maurivan Günztel Ramos (orientador)
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Faculdade de Física, PUCRS,
Resumo
O presente trabalho aborda o estudo de um grupo de professores acerca do uso da prática da pesquisa nas aulas de Matemática. O grupo de estudos, formado por professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem como objetivo agregar a pesquisa à sua prática pedagógica e com isso proporcionar a melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem. A investigação encontra-se em fase de desenvolvimento, entretanto, alguns resultados podem ser identificados, especialmente, no que diz respeito à metodologia de ensino predominante usada por esses professores, que apresenta indicativos do método de educar através de ações que permitam ao aluno atuar como pesquisador.
Introdução
Há uma parcela considerável de professores que não se envolvem com estudos e reflexões sobre a prática que desenvolvem. Em contrapartida, há os que procuram exercer sua profissão levando em conta a função que desempenham e procuram meios para melhorar a sua prática e proporcionar ao aluno a sua formação de forma integral.
Levando em conta esse aspecto passou-se a desafiar o grupo de estudos com o seguinte problema: Como o professor pode agregar a prática da pesquisa às suas ações da prática de ensino de Matemática com vistas à melhoria da aprendizagem dessa área de conhecimento? Assim, a investigação parte do princípio de que para qualificar a prática docente é necessário desenvolver processos que viabilizem a Formação Continuada.
As reflexões presentes nesse tipo de formação fazem com que os participantes atuem de maneira mais efetiva e participativa no processo. Os professores passam a se sentir
III Mostra de