dsada
Conhecido como meteorização e uma serie de fenômenos físicos e químicos que fazem o enfraquecimento das rochas.
O termo e aplicado as alterações físicas e químicas que as rochas da superfície da terra estão sujeitas, esse fenômeno importante na formação do revelo terrestre e formação de solos.
TIPOS DE INTEMPERISMO
Existem três tipos de Intemperismo: físico, químico e biológico.
Intemperismo físico:
Intemperismo físico se da ao fato da variação de temperatura em rochas característico de climas secos independente de ser quentes ou frios, que tem a tendência de expandir quando aquecidos e contrair quando resfriados, com isso tendem a se fragmentar devido o enfraquecimento das estruturas, cor e granulometria são fatores que interferem na fragmentação.
Por exemplo, rochas mais escuras aquecem mais facilmente e as maiores tendem a se desintegrar mais fácil, geralmente os agentes causadores e a temperatura.
Intemperismo químico:
Existem vários fatores que ocorrem devido ao Intemperismo químico o derretimento das geleiras.
Grande destaque da ação da chuva que carrega elementos atmosféricos como CO2 que ataca os minerais na superfície expostas de rochas e em fraturas e decompões esses mesmo dando origem a novos minerais, e a solutos que migram pelas fraturas da rocha. O Intemperismo compreende a decomposição de minerais primários que resulta em outras ações tais como oxidação, hidratação, dissolução, hidrólise ou acidólise. Geralmente os agentes causadores e a água.
Oxidação: e a mudança do estado da oxidação de um elemento através da reação do oxigênio, pode-se tomar os exemplos de superfícies de ferro que permanecem limpas e brilhantes na presença do ar seco, no entanto, na presença da umidade logo se enferrujam (oxidação).
Hidratação: e a junção da água na estrutura do mineral formando um novo mineral.
Dissolução: e a solubilização completa de alguns minerais por ácidos.
Hidrólise: Sendo as rochas constituídas basicamente por silicatos,