pesquisa e pratica pedagogica 5
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
DAYANE CALLEGARI SALVADOR
EDMAR ZUMACH
JOSIELY KRAUSE
VANESSA DA COSTA
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGOGICA V
NOVA VENÉCIA
2014
DAYANE CALLEGARI SALVADOR
EDMAR ZUMACH
JOSIELY KRAUSE
VANESSA DA COSTA
CONCEPÇÕES E FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO VOLTADAS Á
PESPESCTIVA INOVADORA
Trabalho apresentado à disciplina de
Pesquisa e Pra ca pedagógica V do curso de
Pedagogia da Faculdade Capixaba de Nova
Venécia, como requisito para obtenção da avaliação bimestral.
Professor: Deneci Secchim
NOVA VENÉCIA
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como foco o processo de avaliação da aprendizagem a partir das respostas de professores e alunos. É possível observar o quanto a avaliação é discutida nas escolas, no entanto, a atual configuração deixa a desejar devido à dificuldade dos professores de colocarem em prática as concepções e modelos inovadores.
Professores buscam através da avaliação algo gratificante e não receado pela maioria dos alunos. Avaliar para pensar, discutir, investigar e possibilitar transformações. Assim, perceber-se se o objetivo foi atingido, e a avaliação fica como função estimuladora e de incentivo ao estudo.
O desenvolvimento da ação educativa deve ser acompanhado de uma avaliação constante. A estimativa tem que ser um momento de aprendizagem que consinta repensar e mudar a ação, um instrumento de comunicação que facilite a construção do conhecimento dentro e forada sala de aula.
A avaliação da aprendizagem não se traduz apenas em matéria pronta e aperfeiçoada, neste sentido que esta pesquisa será desenvolvida com o objetivo de conhecer e buscar os artifícios e métodos que professor usa durante o processo de avaliação dos educandos.
A necessidade de avaliar continuamente se fará presente, não importando a norma ou padrão pela qual se fundamente o modelo educacional. Não há como fugir da necessidade de avaliação de informações, muito embora se