Pesquisa e desenvolvimento de um produto
Ao longo do tempo, as empresas precisam aumentar suas receitas e uma forma de aumentar, sem dúvida alguma, é desenvolvendo novos produtos, melhoria em produtos já fabricados e até mesmo produtos substitutos, estes produtos mantêm e geram capital para as empresas. Muitas empresas de diversos ramos colocam à frente a inovação, a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos como sendo sua característica principal.
Os profissionais de marketing têm um papel muito relevante no processo de geração de novos produtos. Eles avaliam e estudam o mercado identificando a necessidade da implementação de novos produtos e até mesmo melhorias e adequações de um determinado produto especificamente para um determinado cliente. Esses profissionais geralmente trabalham estreitamente com os profissionais de pesquisa e desenvolvimento. Este laço é de fundamental importância para que o desenvolvimento de novos produtos esteja altamente alinhado com o que o mercado necessita.
2. DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
Uma empresa poderá agregar novos produtos à seu portfólio de duas maneiras: a primeira é pelo meio de aquisição e a segunda pelo desenvolvimento.
A aquisição é dividida em três formas: a empresa poderá comprar outras empresas que produzem o produto que ela deseja fabricar; a empresa poderá adquirir patentes de outras empresas e com isso produzir este produto e também poderá adquirir licenças ou franquias, o que permite que a empresa comercialize novos produtos que ainda não fazem parte do seu portfólio.
O desenvolvimento é dividido em seis categorias:
Primeira: produtos inteiramente novos – novos produtos em mercado totalmente novo.
Segunda: novas linhas de produtos – novos produtos em mercado preexistente.
Terceira: acréscimos a linhas de produtos preexistentes – produtos que incrementam linhas de produtos já existentes da empresa.
Quarta: aperfeiçoamento e revisão de produtos