Adam Smith
Importante economista escocês do século XVIII. Nasceu na cidade de Kirkcaldy em uma data específica desconhecida, mas foi batizado em 5 de julho de 1723 e morreu em 1790. Seu pai também se chamava Adam Smith e foi funcionário público, ocupando alguns postos de destaque na administração escocesa. Morreu pouco tempo após o nascimento de Smith. Margarete Douglas Smith, sua mãe, morreu alguns anos antes da morte dele.
Considerado um dos principais teóricos do liberalismo econômico moderno, fez o curso secundário no Burgh School of Kirkcaldy. Estudou Filosofia em Glasgow em 1737 e terminou o curso em Oxford, onde conseguiu bolsa de estudos. A partir de 1748/49, liderou cursos em Edimburgo sobre literatura inglesa, embora houvesse culminado em um curso sobre problemas econômicos dado no inverno de 1751, quando já advogava princípios liberais, ampliando sua influência e boa reputação acadêmica garantindo sua eleição para a cadeira de Lógica de Glosglow onde se lecionava, principalmente, retórica e belles lettres. Foi convidado a assumiu o cargo de professor de Filosofia Moral na universidade logo após o a morte do professor anterior. No início de 1764, sua reputação intelectual já estava consolidada com seu interesse pela economia, passou a participar dos debates acadêmicos e políticos da época, com isso começou uma grande amizade com David Hume.
1759 foi o primeiro grande momento da sua carreira literária, com a publicação da Teoria dos Sentimentos Morais, projeto literário que pretendia cobrir todas as áreas adotadas em seu curso de Filosofia Moral, incluindo os princípios da economia e política econômica (Riqueza das Nações). Essa obra foi republicada cinco vezes em seus anos de vida e também marcou o início da sua reputação como pensador de primeira grandeza. No final de 1963, Adam Smith recebeu uma proposta para atuar como tutor do então terceiro duque de Buccleuch, Henry Scott, abandonou seu cargo na Universidade e partiu em uma viagem