Pesquisa tfg
Animal de estimação é um termo que utiliza em referência ao animal de companhia e que o dono estima. Estes animais, por conseguinte, acompanham os seres humanos na sua vida quotidiana, na medida em que lhes fazem companhia, pelo que não são destinados ao trabalho (exploração animal) e muito menos sacrificados para se tornarem um alimento.
Exemplos: “Quando eu era menino, tinha três cães como animais de estimação”, “O meu animal de estimação preferido é o gato”, “Os meus pais prometeram-me que, se eu passasse ao exame, me ofereceriam um animal de estimação”, “Queres ir visitar a loja de animais de estimação?”.
A reprodução de animais de estimação, por conseguinte, é incentivada com o intuito de os animais conviverem com as pessoas, seja por motivos sociais, lúdicos ou educativos. A venda de animais de estimação constitui um negócio embora os animais de estimação em si, uma vez vendidos, não estejam destinados a uma actividade lucrativa.
Os animais começaram a ser domesticados enquanto animais de estimação na pré-história. Os cães e os gatos são os animais de estimação mais populares do mundo pelas suas características e pela tradição histórica. Outros animais, como os coelhos, as tartarugas ou os hamsters, também costumam ser considerados animais de estimação, ainda que as associações de defesa dos animais considerem que estas espécies devam viver no seu habitat natural.
http://conceito.de/animal-de-estimacao
DEFINIÇÃO – ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Um animal de estimação (ou mascote) é um animal doméstico selecionado para o convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento, o que não significa que essa seja a única função dessas espécies na nossa sociedade. O cão, por exemplo, é muito usado não só como animal de companhia, mas também na caça, na guarda domiciliar etc.
Lista de animais mais populares de estimação
Mamíferos
Cão (Cachorro)
Gato doméstico
Furão (Ferret)
Mico