O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE WEBER - RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO
A sociologia weberiana fundamenta-se no indivíduo.
Max Weber entendia que parte dos atores sociais e suas ações individuais eram orientadas por outros indivíduos, ou seja, quando havia relações entre um dos atores ocorria um evento social.
Exemplificando, sua ação, ou seja, aquilo que você faz, dependerá da ação do outro.
Seguindo esse pensamento, Weber estabeleceu algumas tipologias a fim de determinar as causas que levam os indivíduos a optarem por determinada ação social e, assim, em relação aos outros, estabelecer os movimentos da sociedade.
1- Qual a importância da formulação dos tipos ideais na metodologia weberiana?
Weber frisa constantemente que a realidade social é caótica e que é necessário o estabelecimento de parâmetros para sua compreensão. Os tipos ideais de ação permitem que o sociólogo consiga classificar as condutas dos indivíduos em tipos para poder analisá-las e compará-las. Caso o sociólogo não estabeleça esses tipos, todas as condutas humanas se tornam equivalentes.
Assim, percebemos que os tipos ideais são importantes para a compreensão dos comportamentos sociais, pois sem eles não haveria ponto de partida para se classificar e analisar as formas de ação social.
2- Discuta a relação entre religiosidade e capitalismo em Weber.
O capitalismo e a religiosidade estão interligados, pois com a religiosidade (protestantismo) o capitalismo surgiu e foi consolidado. O protestantismo não foi a única causa para o surgimento e consolidação do capitalismo, mas sem ele sua evolução teria sido muito diferente.
O protestantismo foi capaz de modificar os parâmetros de valor humanos, incitando os homens ao esforço contínuo e dedicação ao trabalho. Por isso, segundo Weber, o capitalismo não é um fenômeno econômico como parece a princípio, mas o resultado de um