TFG - Viver na Rua
arquitetura, urbanismo e vida cotidiana
esmoleiro mesquinho precisado infeliz quebrado piranga humilde pobre mendicante indigente mendigo miserável necessitado chuvoso desprotegido desgraçado falto pedinte pivete cachaçeiro sem teto vagabundo assunto
quem são eles? considera-se população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.
DECRETO Nº 7.053 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2009 Art. 1°, Parágrafo único
homens | negros | adultos | trabalhadores | alfabetizados | preferem dormir na rua
MDS, 2008
Foto - Fonte: http://www.samauma.biz/site/samauma/ns1204jose.html, 2013
problema
desenvolvimento
estrutura do tfg
tipologias trabalhadores usuários de drogas
pedintes/ mendigos malucos de estrada doentes mentais “A população em situação de rua é composta, em grande parte, por trabalhadores: 70,9% exercem alguma atividade remunerada” (MDS,
2008).
O vício ao crack é o motivo de muitas pessoas, a despeito de sua condição financeira e social, terem a rua como moradia ou permanência temporária. Trata-se do sujeito mais frágil. O desempregado, que vive com a ajuda dos centros de apoio, pastorais ou da comunidade.
São as pessoas que optam pela vida livre, descompromissada e fora dos padrões sociais.
Pessoas com traumas ou distúrbios mentais acabam morando nas ruas por abandono da família e/ou pela ausência de políticas efetivas.
Foto - Fonte: Arquivo pessoal, 2014
Foto - Fonte: World News, 2013
Foto - Fonte: Arquivo pessoal, 2014
Foto - Fonte: Arquivo pessoal, 2014
Foto - Fonte: