Pesquisa sobre o que é cultura, diversidade cultural, etnocentrismo e relativismo.
Ano: 2014 Semestre:1°
Professor (a): Cláudia Soares Teixeira
Nome: Wesley Ferreira dos Santos
Curso: Direito
ANTROPOLOGIA
1ª APS: Pesquisa sobre o que é cultura, diversidade cultural, etnocentrismo e relativismo. (02 horas aulas)
Cultura: É “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”, ou seja, a totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
Diversidade Cultural: A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo aceitativo da sociedade.
Etnocentrismo: É um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir.
Relativismo: É um método de se observar sistemas culturais, sem uma visão etnocêntrica da sociedade vigente, ou seja, realizar a observação sem usar nem um meio ou parâmetro pré concebido pela cultura ocidental e, assim, realizar um estudo e/ou observação do sistema cultural sem nenhum pré-conceito. Com isso, realizar a avaliação sem privilegiar os valores de um só ponto de vista, e estruturar o corpo social a partir de suas próprias características. Adquirem, assim, seus próprios sistemas de valores e sua própria integridade cultural.