Pesquisa sobre o que é cultura, diversidade cultural, etnocentrismo e relativismo.
O que é cultura?
No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência.
Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São idéias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.
Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.
Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
As funções da cultura são:
Satisfazer as necessidades humanas; limitar normativamente essas necessidades; implicar em alguma forma de violação da condição natural do homem. Por exemplo: paletó e gravata são incompatíveis com clima quente; privar-se de boa alimentação em prol da ostentação de um símbolo de prestígio, como um automóvel; pressão social para que tanto homens quanto mulheres atinjam o ideal de beleza física.
O que pode ser certo em uma cultura pode ser também totalmente inaceitável em outra cultura, cada uma vive conforme o ambiente em que nasceu e a cultura que se adaptou.
Devemos acima de tudo respeitar a cultura de cada sociedade, pois ela é um estilo de vida que determinado grupo vive há muitos anos e não é só porque alguém ache errado ou não concorda com tal atitude, que um grupo inteiro terá que se adaptar ou meio, só devem ser respeitados os limites de cada um.
Diversidade cultural:
A diversidade cultural representa as distintas culturas que existem no planeta. Com a cultura compreende-se o conjunto de costumes e tradições de um povo transmitidas de geração em geração. Dessa forma, como elementos culturais representativos de um determinado povo destacam-se: língua, crença, comportamento, valores, costumes, religião, folclore, dança, culinária, arte, dentre outros.
Sendo assim, o que