Pesquisa Sobre A L Ngua Portuguesa
1 – As origens e a formação da língua portuguesa mostram – se como um sistema em permanente movimento. O que isso significa?
R. A língua portuguesa formou-se como língua específica, na Europa, pela diferenciação que o latim sofreu na Península Ibérica durante o processo de contatos entre povos e línguas que se deram a partir da chegada dos romanos no século II a.C., por ocasião da segunda Guerra Púnica, no ano de 218 a.C(1).
2 – O que permitiu os portugueses expandirem o domínio de sua língua para outras partes do mundo?
R. As grandes navegações do final do século XV e do século XVI permitiram a expansão da língua em vários continentes, assim como no Brasil.
3 – No Brasil, porque Tupi não permaneceu como língua geral?
R. Com o início efetivo da colonização portuguesa em 1532, a língua portuguesa começa a ser transportada para o Brasil. Aqui ela entra em relação, num novo espaço-tempo, com povos que falavam outras línguas, as línguas indígenas, e acaba por tornar-se, nessa nova geografia, a língua oficial e nacional do Brasil.
4 – Quais foram os fatores determinantes para o predomínio da língua portuguesa no Brasil?
R. O primeiro momento começa com o início da colonização e vai até a saída dos holandeses do Brasil, em 1654. Nesse período o português convive, no território que é hoje o Brasil, com as línguas indígenas, com as línguas gerais e com o holandês, esta última a língua de um país europeu e também colonizador. As línguas gerais eram línguas tupis faladas pela maioria da população. Eram as línguas do contato entre índios de diferentes tribos, entre índios e portugueses e seus descendentes, assim como entre portugueses e seus descendentes. A língua geral era assim uma língua franca. O português, como língua oficial do Estado português, era a língua empregada em documentos oficiais e praticada por aqueles que estavam ligados à administração da colônia. O segundo período começa com a saída dos holandeses do Brasil e vai