Pesquisa sobre a saúde pública no Brasil
INTRODUÇÃO
Este artigo quer focar o desenvolvimento da saúde pública no Brasil, Rio grande do sul e em alguns municípios, com o intuito de analisar os problemas com os quais se depara o processo atual dos serviços de saúde. Será argumentado que o processo de municipalização dos serviços de saúde, Para alguns apenas uma mudança radical no paradigma da medicina ,das políticas publicas e das ações na qual a dimensão coletiva e social predomina sobre a dimensão biológica e individual, permitiria conciliá-la com as necessidades de saúde da população.
Em grande medida estimulado por princípios contidos no paradigma (o termo "paradigma" é empregado de acordo com o conceito de Kuhn (1975), ou seja, como um mapa que governa a percepção do cientista no sentido de conformar a ele os fatos e as descobertas) social da medicina, encontra-se, presentemente, num estágio crucial do seu desenvolvimento. Observa-se, neste sentido, que, sob uma nova fachada de racionalidade administrativa, sobre o paradigma social . SAUDE PÚBLICA NO BRASIL :
A história da Saúde Pública brasileira inicia-se no começo do século o modelo assistencial público tinha na campanha e na polícia sanitária seus meios principais de efetivação. Para pôr em prática esta política, foram organizadas leis, códigos e decretos. Além disso, foram também organizados institutos de pesquisa, laboratórios e serviços sanitários como braços auxiliares. Os principais aspectos administrativos e programáticos situavam-se no âmbito estadual, com alguns resíduos no nível municipal. Via de regra, os pensadores da política de saúde eram funcionários públicos e, como tal, compartilhavam das perspectivas que os grupos oligárquicos adotavam para as questões sociais, tendo em vista servir ao processo agroexportador e legitimar o Estado.
Nesta época, já se buscava no Brasil uma ação social que saneasse a zona rural, a fim de constituir um povo saudável, racialmente forte,