Pesquisa sobre tipos de sistemas
(Faculdade de Negócios e Tecnologia da Informação)
Análise Estruturada de Sistema
Brasília 19 de agosto de 2012
O que é sistema?
Um sistema (do grego sietemiun), é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado.
Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. O sistema é um conjunto de órgãos funcionais, componentes, entidades, partes ou elementos e as relações entre eles, a integração entre esses componentes pode se dar por fluxo de informações, fluxo de matéria, fluxo de sangue, fluxo de energia, enfim, ocorre comunicação entre os órgãos componentes de um sistema.
A boa integração dos elementos componentes do sistema é chamada sinergia, determinando que as transformações ocorridas em uma das partes influenciará todas as outras. A alta sinergia de um sistema faz com que seja possível a este cumprir sua finalidade e atingir seu objetivo geral com eficiência; por outro lado se houver falta de sinergia, pode implicar em mau funcionamento do sistema, vindo a causar inclusive falha completa, morte, falência, pane, queda do sistema etc.
Tipos de sistema.
Um sistema interage com o seu meio através de entradas e saídas. Nesses casos, é declarado com um sistema aberto.
Os sistemas são dinâmicos e têm componentes e fluxos, que devem permanecer em sinergia e homeostase ao longo do tempo.
Outra distinção é a relação de sistemas físicos para sistemas conceptuais:
Sistemas físicos são sistemas compostos de matéria e energia, por exemplo um conjunto de astros como o Sistema solar com seus planeta orbitando ao redor da estrela Sol.
Um circuito elétrico pode ser considerado um exemplo de sistema em Engenharia.
Sistemas conceptuais são compostos de idéias. Sistemas conceptuais geralmente existem para ajudar a busca de objetivos específicos ou podem ser usados para modelar