Empreendorismo
Empreendedorismo é um conceito que surgiu na década de 1950, inicialmente difundido por Joseph Schumpeter. Designava pessoas com capacidade criatividade, propensa ao sucesso, afeita à inovações e com tino para os negócios.
Entre as décadas de 1960 e 1970 o empreendedorismo foi amplamente estudado pela Administração de Empresas: em 1967 com K. Knight e em 1970 com Peter Drucker. Nesta época o conceito foi complementado, adicionando-se a ele a idéia de em todo impulso empreendedor está pressuposta a aceitação de um certo risco. Uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio!
Já na década de 1980, principalmente com Pinchot, foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor. Ou seja, passou-se a levar em conta que o empreendedor não necessariamente parte para um negócio próprio, podendo exercer o empreendedorismo dentro de uma organização.
É o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. (Robert Hirsch)
Em geral tendemos a considerar que o espírito empreendedor é um dom, que já nasce com algumas pessoas. Isso não é verdade. Para ser empreendedor são necessárias algumas características especiais, porém, todas elas podem ser trabalhadas e construídas com estudo, dedicação e a vivência de cada um.
Algumas características esperadas em um empreendedor:
Características Técnicas: Ex.: Saber escrever, saber ouvir, ser organizado, saber onde encontrar informações, saber liderar e trabalhar em equipe etc.
Características Gerenciais: Conhecimentos em administração, finanças, economia empresarial, marketing, produção industrial etc.
Características pessoais: Disciplina, capacidade de assumir riscos, de ser inovador, ousadia, perseverança, ser visionário, ter iniciativa, ter coragem, ter humildade e principalmente ter paixão pelo que faz.