Pesquisa sobre navegações francesas
Seu atraso deveu-se aos problemas que marcaram o processo de centralização monárquica, dificultado pela nobreza, e aos efeitos devastadores da Guerra dos Cem Anos. As Grandes Navegações francesas começaram no século XVI, apoiadas pela dinastia Valois e com a participação de navegadores estrangeiros.
Jacques Cartier penetrou o rio São Lourenço, fundando em 1534 a colônia de Nova França, o primeiro estabelecimento francês na América. Em 1604, já sob o governo dos Bourbons, os franceses ocuparam a Guiana e em 1608 fundaram a colônia de Quebec, no Canadá. Ainda neste século, penetraram o rio Mississipi e fundaram os núcleos de Saint Louis e Nova Orleans, embrião da colônia da Louisiana. Além disso, os franceses fizeram duas tentativas de colonização no Brasil: no Rio de Janeiro (1555-67), com a França Antártica, e no Maranhão (1612-15), com a França Equinocial, ambas de curta duração. A penetração do Oriente começou no reinado de Luís XIV com a conquista de parte da Índia.
COLONIZAÇÃO FRANCESA
Ao longo do século XVI, os franceses estiveram na América, mas isto não significavauma atitude sistemática e coerente desenvolvida pela Coroa. Era, no mais das vezes,atuação de corsários e de uns poucos indivíduos. Como exemplo, pode-se mencionaras invasões do litoral brasileiro, à procura de pau-brasil, e algumas visitas à Américado Norte.
Ocorreram, também, tentativas de ocupação, como aquela, em 1555, em que os calvinistas perseguidos tentaram ocupar o Rio de Janeiro e ali fundar a FrançaAntártica. Não foram bem sucedidos, no entanto.
Já no século XVII, outra tentativa de ocupar áreas brasileiras: a instalação da FrançaEquinocial, ou Equatorial, no Maranhão, de onde também foram expulsos.
Somente durante o governo de Luis XIII e de eu primeiro-ministro Richelieu é que aocupação da América pelos franceses assume um caráter mais decisivo, com aocupação do Canadá e de algumas ilhas da América Central; Guadalupe, Martinica e oHaiti (parte da ilha de