expanção marítima portuguesa
Meu trabalho abordará sobre as Grandes Navegações, também conhecido como Expansão Marítima. Também poderemos observar um pouco sobre a civilização dos Astecas, Maias e Incas. As Grandes navegações foi um movimento que ocorreu Europa, a partir do século XV, quando países europeu-liderados por Portugal, Holanda, França, Inglaterra e Espanha- lançaram-se na conquista dos mares.
Expansão Marítima Portuguesa
Portugal foi o primeiro país a empreender as Grandes Navegações no século XV. Entre os muitos fatores para esse período podemos destacar os seguintes:
Centralização Administrativa: realizada durante a dinastia de Portugal permitiu que a monarquia passasse a governar em sintonia com os projetos da burguesia.
Interesses socioeconômicos: Portugal assumiu características de um estado absolutistas e mercantilista. A pratica mercantilista atendia tanto aos interesses do rei, que desejava fortalecer o Estado para aumentar seus poderes, quanto aos da burguesia, que desejava aumentar seus lucros a acumular capital.
Ausência de guerras: No século XV vários países europeus estavam envolvidos em conflitos militares, No entanto Portugal era um país sem guerra. A Espanha Por exemplo, ainda lutava para expulsar os mouros; a França e a Inglaterra encontravam-se envolvidas na Guerra Dos Cem Anos. Acredita-se que tais disputas tenham contribuído para atrasar a entrada desses países na história das Grandes Navegações.
A primeira nação europeia a realizar uma expansão marítima foi Portugal, graças a sua consolidação como Estada bem organizada militarmente e independência das demais nações do continente. Com o poder centralizado nas mãos do rei Dom João I, os portugueses começaram a enviar as primeiras embarcações marítimas, na busca dos produtos das Índias. Nessas empreitadas, acabou descobrindo outros territórios e novas possibilidades de atingir seus interesses.
O primeiro motivo que levou os portugueses ao