Relatório 3- Extração Líquido- Líquido
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológica
QAM- 130 – Química Orgânica Experimental I
Experimento 3- Extração Líquido- Líquido
Relatório apresentado como
Parte das exigências da disciplina QAM 136
Ildeu Wayne V. Felipe 1695
Rio Paranaíba-MG
Setembro – 2014
Extração Líquido-Líquido
1- Introdução A transferência de um soluto de um solvente para outro é chamada de extração, mais precisamente, extração líquido-líquido. O soluto passa de um Solvente para o outro pois ele é mais solúvel no segundo solvente do que no primeiro. Os dois solventes não podem se miscíveis; logo, devem se formar duas fases ou camadas para que o procedimento funcione. Muitas substâncias são solúveis em água e em solventes orgânicos. Água pode ser usada para extrair, ou “lavar”, impurezas solúveis em água que estão dissolvidas em uma reação orgânica. A lavagem com água remove da camada orgânica substâncias muito polares e solúveis em água, como ácido sulfúrico, ácido clorídrico e hidróxido de sódio. A operação de lavagem ajuda a purificar o composto orgânico desejado que está presente na mistura de reação original. Quando se agira uma solução com um segundo solvente imiscível no primeiro, o soluto se distribui entre as duas fases líquidas. Quando as fases se separam em duas camadas estabelece-se um equilíbrio de tal que a razão das concentrações do soluto em cada camada é uma constante, chamada de coeficiente de distribuição (ou coeficiente de partição).
Em que C2 e C1 são as concentrações no equilíbrio, em gramas por litro ou miligramas por mililitros do soluto A no solvente 1 e no solvente 2.
2- Objetivos
O presente experimento tem como objetivos a aprendizagem da técnica de extração liquido-liquido bem como a sua utilização do ácido propanoico, a partir de uma solução aquosa,