historia moderna
Na História da Grécia Antiga, eles davam grande importância ao tempo livre, que eram dedicados à cultura, diversão e religião. Os deslocamentos mais destacados eram os que se realizavam para assistir as olimpíadas, que ocorriam a cada 4 anos na cidade Olímpia. E essas viagens já começaram a traçar o turismo na Idade antiga.
Durante o Império Romano os romanos frequentavam águas termais. Eram plateia de grandes espetáculos em teatros, e se deslocavam para a costa. Estas viagens de prazer ocorreram possivelmente por três fatores fundamentais: a "Pax Romana", o desenvolvimento de importantes vias de tráfego e a prosperidade econômica que possibilitou a alguns cidadãos meios financeiros e tempo livre.
As viagens mais realizadas nesse período tinham por finalidade prestigiar e/ou participar das olimpíadas, em uma mistura de religião e desporto, milhares de pessoas se deslocavam para a cidade de Olímpia a cada quatro anos. Existiam também peregrinações religiosas, aos Oráculos de Delfos e de Dódona, fazendo com que esses sejam um dos primeiros atrativos turísticos arquitetônicos da história. Reconstituição da cidade de Olímpia.
Já Durante o Império Romano os romanos frequentavam águas termais, como as das termas de Caracalla. Os romanos eram assíduos frequentadores de grandes espetáculos, em teatros, e realizavam deslocamentos habituais para diversas cidades situadas na vasta costa do Império.
Estas viagens foram intensificadas principalmente por três fatores fundamentais que são; a "Pax Romana", expressão latina para “a paz romana”, que nada mais é do que um longo período de relativa paz, gerada pelas armas e pelo autoritarismo, experimentada pelo Império Romano; o desenvolvimento de importantes vias de tráfego; e por fim a prosperidade econômica que possibilitou a alguns cidadãos meios financeiros e tempo livre para a realização dessas viagens.
Hospitalidade
Mas foi na Grécia Antiga que o Turismo começou a tomar forma como atividade econômica. Por