Pesquisa sobre filosofos
Faculdade de Serviço Social
Disciplina: Introdução às Ciências Sociais
Trabalho de pesquisa: Quadro histórico do surgimento da ciência ocidental.
1. Quem foi Roger Bacon e qual era sua concepção sobre a natureza e o objeto da ciência natural?
R= Roger Bacon foi um filósofo inglês que deu bastante ênfase ao empirismo e ao uso da matemática no estudo da natureza. Contribuiu em áreas importantes como a Mecânica, a Filosofia, a Geografia e principalmente a Óptica. Junto com Duns Scotus e Guilherme de Ockham, Roger Bacon foi o responsável pelo que seria a base do empirismo, o pensamento de que a razão e o conhecimento não devem depender apenas da fé mas também dos nossos sentidos, pois podemos aprender aquilo que tivermos experimentado. Com isso, eles separavam o caminho para o conhecimento em dois caminhos distintos: o conhecimento sobre Deus deveria continuar sendo a fé, porém o caminho do mundo terreno, substancialmente diverso do primeiro mundo místico e metafísico, deveria ser as experiências terrenas, as experiências dos sentidos. Estava derrubada a concepção medieval do mundo.
2. Em que consistiam e qual era o objetivo das condenações emitidas pelos bispos de Paris na universidade de Paris entre 1210 e 1277? Quem era o autor mais visado nesse momento?
R= A censura ou condenações do bispo de Paris é um sintoma de uma cultura universitária dividida entre a sua fidelidade aos imperativos do pensamento cristão tradicional – ou seja, pela Escritura teologicamente interpretada pelos Padres latinos, principalmente Agostinho – e a atracção irresistível exercida sobre esta cultura sapiente pelos novos modos de representação do divino, do mundo e do homem que lhe são oferecidos pelos sistemas filosóficos e que entram em alguns pontos em contradição com os dogmas fundamentais do catolicismo.
O autor mais visado era Aristóteles. "Nem os livros de Aristóteles sobre filosofia natural ou os seus comentários devem