O que é ser filósopfo?
663 palavras
3 páginas
"Individuo que estuda a natureza de todas as coisas e suas relações entre si; os valores, o sentido, os fatos e princípios gerais da existência, bem como a conduta e destino do homem"Fonte: Dicionário Michaelis
O que é ser filósofo?
Do grego philos-sophia que significa "amor à sabedoria", Filosofia é a prática de análise, reflexão e crítica na busca do conhecimento do mundo e do homem. Este profissional procura compreender a realidade do mundo natural e da condição humana, questionando valores, significados e projetos, sejam eles pessoais, sejam sociais. Faz isso estudando o pensamento de grandes filósofos e desenvolvendo o senso crítico sobre as diversas realidades que observa. Pode trabalhar em instituições de difusão científica, artística e cultural ou implantar projetos educacionais em escolas.
Quais as características necessárias para ser um filósofo?
É preciso gostar de leitura, de pesquisa e de escrever. É fundamental raciocínio abstrato, espírito investigativo, capacidade de análise e interpretação.
Características desejáveis:
senso de observação
raciocínio abstrato
espírito investigativo
facilidade de argumentar e transmitir idéias
capacidade de análise crítica e imparcial
Qual a formação necessária para ser um filósofo?
Para ser um filósofo é importante um curso superior de Filosofia, a pesquisa aplicada em várias áreas é o principal campo de trabalho dos graduados em Filosofia que precisam, para isso, conhecer dois idiomas, no mínimo, além do português.
Principais atividades de um filósofo
O filósofo dedica-se a investigar e a questionar com profundidade e rigor metodológico a essência e a natureza do Universo, do homem e de fatos e conceitos como pensamento, consciência e razão. Estuda as grandes correntes do pensamento e a obra dos filósofos. Desenvolve pesquisas, dá aulas e presta consultoria em instituições científicas, artísticas e culturais. Também está habilitado a implantar projetos educacionais em